Inova Moda || Circuito ABIT TexBrasil

Oi gente, tudo bem com vocês?
Demorou, mas finalmente saiu o post sobre o material que ganhei na viagem que fiz a Caxias do Sul! Para quem ainda não leu a matéria que fiz sobre a visita técnica a Sultextil, clica aqui.
Bom, vou falar um pouco sobre o que veio no kit que ganhei lá do Circuito ABIT TexBrasil. Veio uma ecobag gigante com um bloco de anotações muito fofo que esqueci de fotografar e uma caixa, dentro da caixa veio alguns moldes de modelagem, que abri e mal entendi, ou seja, provavelmente nunca usarei. Veio também alguns painéis de inspiração muito bonitos, um caderno de criação e duas revistas, uma de tecnologia e a outra de criação.
Tudo já voltado para o Verão 2016/2017 do inova moda. As revistas são maravilhosas, com conteúdos exclusivos e super atualizados.
A distribuição do conteúdo das revistas é bem equilibrada, tem bastante imagem, e a qualidade é ótima. Olha que bacana essa parte da criação que fala sobre os reflexos, luz e movimento, ilusões aquáticas e camuflagem líquida.
Existem quatro temas diferentes sendo abordados nesse material, e o primeiro deles chama-se Raro. Com uma imagem bem inusitada e um textinho introdutório ao assunto.
O segundo tema me chamou bastante atenção pela cor usada, o azul, que eu amo, e óbvio que dei uma atenção a mais ao tema, chamado sublime.
Olha que amor essas cartelas de cores feitas para os outros dois temas, jogos e alquimia, além das cores representando a cartela de cor de cada tema, tem também algumas imagens bem bacanas que podem servir como referencial e também como inspiração.Quem aí gosta de estar por dentro das tendências? E a evolução das tendências? Como analisar as tendências e como descobrir o surgimento delas, através de experiências, que a estação pode proporcionar, o jeito que enxergamos algumas coisas e como interpretamos. Alguns movimentos, viagens, voos, festivais, interagir com outras pessoas, conhecer novos lugares, sentir novos cheiros e novas texturas, ouvir novos sons.Na revista de tecnologia o que mais me chamou atenção foram os 12 princípios da engenharia verde, que precisam ser implementados urgentemente, no mínimo, todo designer precisa estar ciente de cada um dos princípios e das estratégias criadas para chegar até eles e executá-los com êxito, todos temos um jeito de contribuir e precisamos fazer isso, quem assim como eu não conhecia tanto sobre esse assunto, confere aí elas: 
  1. Designers devem se empenhar para assegurar que todo o material e energia de entrada e saída sejam o menos nocivo possível.
  2. É melhor prevenir resíduos do que tratá-los ou reciclá-los.
  3. Operações de separação e purificação devem ser desenvolvidas a fim de minimizar o consumo de energia e o uso de materiais. 
  4. Produtos, processos e sistemas devem ser desenvolvidos para maximizar massa, energia, espaço e eficiência.
  5. Produtos, processos e sistemas devem ser removidos ao invés de inseridos, durante o uso de energia e materiais. 
  6. Designers devem considerar incertezas e complexidades  como um investimento no momento de decisões sobre reciclagem, reuso ou descarte seguro.
  7. Durabilidade, não imortalidade, deve ser um dos objetivos do design.
  8. Soluções desnecessárias de qualidade devem ser consideradas falha de projeto. 
  9. Diversidade de materiais em produtos multicomponentes deve ser minimizados para promover sua desmontagem e retenção de valores. 
  10. Desenvolvimento de produtos, processos e sistemas deve incluir integração e interconectividade com energia disponível e fluxo de material. 
  11. Produtos, processos e sistemas devem ser desenvolvidos para ter performance em determinado mercado, além da sua vida útil.
  12. Uso de materiais e energia deve ser preferencialmente renovável. 
Você designer já formado, ou você futuro designer que vive nesse meio, me diz o que acha sobre esses princípios da engenharia verde pautados pelo inova moda! E sobre o restante do material que recebi lá, o que acharam? Eu adorei, será super bem aproveitado, e apesar de não ter dado tempo para ficar e assistir a palestra que ia ter, recebi a apresentação com o assunto pautado e também era super interessante, posso compartilhar aqui se quiserem! Até o próximo post.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário