Japonismo: inspiração oriental

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje eu vim falar de uma cultura que foi uma super fonte de inspiração, principalmente, no período de 1860 a 1870, e também na década de 80, o japonismo! Cintura bem marcada, estampas florais e outros tipos de desenho, e tecidos nobres são pontos fortes desse estilo.
Todo mundo conhece os quimonos não é? E vimos que no verão passado estava super em alta, e sim, é inspiração oriental, quimonos de tecidos transparentes, leves, com estampas florais e franjas nas pontas.
Quais os pontos principais que foram o que liderou essa influência oriental lá por 1864 foram os leques usados na indumentária e como decoração nas paredes, a seda bordada e biombos de madeira para vestir-se.
De acordo com o livro Cronologia da Moda, a arte e o design japoneses foram influências cruciais no Movimento Estético nas artes, liderado por James Abbott McNeill Whistlher, que era um artista impecável e na imagem abaixo podemos ver uma de suas pinturas, chamada Fantasias em púrpura e ouro, mostra sua amante de quimono, sentada diante de um biombo sanfonado.
Como podemos ver na vestimenta japonesa, principalmente, das gueixas, tecidos coloridos, com estampas variadas, de flores até a desenhos, de grande qualidade, algumas vezes os desenhos são bordados, existe a marcação na cintura e nas costas pode haver volume ou não. Nessa primeira da pra enxergar bem como fica o resultado final da amarração que elas fazem. Parece ser super trabalhoso mas é lindo né. 
Olha que legal os nomes de cada detalhe da vestimenta feminina e masculina, é muito nome estranho, mas legal de saber, eu mesmo só conhecia o quimono, mas agora já sei de outras partes!
E além da vestimenta oriental, também existem os adereços de lá que são super interessantes, e um deles que veio para o ocidente, é o leque que, originalmente é de bambu e folha de seda desenhada e as famosas sombrinhas. Os leques são leves e servem para em épocas quentes ajudar a refrescar e no início da sua produção alguns deles eram estampados a mão, um trabalho artesanal de grande valor que ainda existe no Japão, mas com as tecnologias, perdeu um pouco do espaço, mas não do reconhecimento pela população.
Comecei a pesquisar e me interessar cada vez mais pela cultura nipônica e pelo japonismo nos anos de 1860 e 1870 quando escolhi que iria me inspirar na cultura oriental para um projeto que tive que elaborar para o semestre passado, e desde então estou super curiosa e buscando aprender mais e mais coisas, não duvidem que terá outro post a respeito disso aqui no blog, pois estou adorando saber sobre essa cultura tão diferente da nossa! Logo mais postarei a mini coleção que estou planejando tirar do papel e produzir no tecido. Aguardem mais novidades!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário