Semana Acadêmica do Vestuário || 4º dia

Oi gente, tudo bem?
Hoje vim falar sobre o 4º dia de semana acadêmica e, infelizmente, meu último dia presente no evento, pois na sexta-feira que foi o encerramento oficial, não pude comparecer.
Roberta Nunes - Oficina de Bordados Criativos em Pedrarias

Hoje a oficina e o aprendizado foi muito top, numa das minhas áreas mais preferidas e no sobre a primeira parte da moda que eu tive contato profissional fora da faculdade, no mercado de trabalho mesmo.
A Roberta Nunes é formada em Vestuário no IFSul, é Designer de Moda pela UCPel e pós-graduada em Gestão de Moda: Comunicação, Marketing e Estilo pelo Senac. Suas experiências na área da moda começou com estágio nas lojas Luxo Belle, 5 Marias e Bruna Seronni, trabalhou como estilista na Central da Costura e como Designer de Moda atuando na criação de bordados no Atelier Eliza Andrade.
A oficina que ela elaborou para nós, nos deu um aprendizado muito amplo, ela nos explicou várias técnicas de bordados e fizemos as nossas próprias amostras, que podem ser aplicadas como detalhes em punhos, golas, decotes, aplicações de rendas. Logo mais tratei mais informações sobre bordados em rendas, ensinando como fazer, dando dica de material e combinações. Olha só como era a amostra das técnicas que aprendemos hoje, na primeira foto a Roberta fez e a segunda foto é a amostra que eu fiz.
Sobre o material que usei, comprei todos numa loja aqui do centro, dos mais baratos e a quantidade mínima, e não é um material barato, mas valeu a pena para fazer as amostras. Comprei as duas linhas mais próximas as cores dos materiais que comprei em azul e dourado, e as pérolas em creme, mas o mais adequado é usar a linha no tom do tecido. Comprei pérolas em quatro tipos de tamanho para fazer um salpicado que não deu tempo, comprei também, vidrilho, canutilho, chatons, miçangas, paetês, contas plásticas facetadas, agulha nº9 que tem que ser fina para o material passar, usamos o algodão cru para as amostras.
Acredito que a maioria de vocês não sabem, mas o bordado entrou na minha vida há muito tempo. No segundo ano do ensino médio junto ao técnico em vestuário, comecei a fazer estágio obrigatório para a conclusão do curso numa loja aqui da cidade chamada Luxo Belle Moda Feminina, que é voltada para roupas de festas, principalmente vestidos, feito sob medida, exclusivo para o cliente se assim preferir, então meu estágio lá foi na área do bordado, aprendi várias técnicas, conheci vários materiais, trabalhei em peças delicadas em todos os tipos de tecidos possíveis, foi ótimo a experiência, pois pude adquirir muito conhecimento de materiais da nossa área. 
Depois passei aquele período afastada da moda, brincando de ser engenheira né, que não deu certo, e voltei para moda, trabalhei com bordado novamente, criando alguns bordados para uma loja super conceituada aqui da cidade, a 5 Marias - Moda para quem não vai com as outras, então como vocês perceberam, o bordado já não é uma novidade para mim, mas se aperfeiçoar nunca é demais!
Gente, agora falando mais sobre a Roberta, esse ano ela participou e ganhou o concurso para criar os vestidos para a corte da Fenadoce, olha que show! E hoje ela levou o portfólio dela para o evento, com as amostras, desenhos, tecidos, materiais, tudo o que envolveu a confecção das roupas, trouxe as imagens das amostras que criou e olha que lindo! Lembrando que ela fez questão de participar de toda a criação dos vestidos, desde a compra dos materiais até os bordados, ela fez todos!
Pretendo finalizar minhas amostrinhas para poder usar como portfólio quando for mostrar meu trabalho, pois nunca tinha pensado em organizar os bordados por técnicas em fileiras como ela ensinou, adorei a ideia e começarei a usar, é sempre bom ter algo pronto quando solicitarem meus serviços de bordados e até então eu só tinha fotos para apresentar.


Resumindo essa semana acadêmica, confesso que pensei em fazer a inscrição de última, pois não estava levando muita fé no evento, e em momento algum me arrependi de ter participado, a qualidade do cronograma não deixou a desejar, o importante numa semana acadêmica é trazer profissionais da Moda que atuam em diversas áreas, para que os participantes consigam enxergar um pouquinho de cada parte, e isso a organização conseguiu fazer, estão de parabéns!
E por hoje era isso pessoal, não pude ir nas duas últimas oficinas, mas acredito que tenham sido ótimas também.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário