Semana Acadêmica do Vestuário || 2º e 3º dia

Oi gente, tudo bem?
Hoje vim falar sobre como o segundo e o terceiro dia de semana acadêmica do Vestuário e estavam muito top! No segundo dia teve duas palestras e uma oficina de ilustração e no terceiro dia teve um workshop outra oficina, confiram aí!

Grazy Pacheco - Lifestyle: apontamentos e reflexões

A Grazi é carioca formada em Artes com foco em figurino e indumentária, estudou no Senai Cetiqt e atualmente mora aqui em Pelotas. Organizou a feira Bem Casados que eu já falei num post anterior, para conferir é só clicar aqui. Ela trabalha com consultoria de estilo pessoal e consultoria para marcas e eventos.
Sinceramente, essa palestra foi uma das que mais me deu vontade de ter gravado e guardado para mim poder ver a qualquer hora, inspiradora e realista, Grazy trouxe pontos importantes que não podemos deixar para depois, precisamos decidir agora porque a vida passa rápido demais!
Adorei uma regrinha que a Grazy passou, anotei e trouxe para vocês..

Regrinha 10x90
Contentamento e Felicidade

É um regrinha básica que depende apenas de 10% do que acontece com você e 90% de como você age diante daquilo que te acontece.

Aí no meio da palestra ela passou um questionário rápido e relativamente fácil, mas se você parar muito tempo para pensar, acaba sendo longo mas podemos levar para a vida inteira, pois é a idealização sobre a sua vida! As perguntinhas que ela passou são as seguintes:
  1. Como seria uma rotina perfeita?
  2. Como seria o seu dia perfeito?
  3. O que você faria de diferente?
  4. O que você continuaria fazendo?
  5. Para qual caminho você seguiria?
Eu super indico que você que está aí lendo esse post, separe uns minutinhos e responda as cinco perguntas e guarde suas respostas, é bem interessante!
Cheguei em casa e tive que contar tudo o que lembrava do que a Grazy falou para meu namorado, do início ao fim, toda a sua trajetória, as partes engraçadas e as partes mais de reflexão também.
Deixo aqui o link do blog da Grazy, porque assim como eu, ela também é blogueira, para ver o blog é só clicar aqui.

Lia Boetege - Vivendo entre costuras

Microempreendedora que conta toda sua trajetória de vida e seu trabalho com costuras, seu primeiro contato com a modelagem e com as máquinas de costura. Habilidades em diversas máquinas e sua experiência de trabalho em algumas confecções pelotenses.
Legal que ela conta como foi abrir seu próprio negócio, e como está sendo trabalhar em casa, ser sua própria chefe, organizar e planejar tudo.

Para quem tem esse interesse em ser um empreendedor, dá uma olhadinha no site do governo Portal do Empreendedor que explica passo a passo como se registrar, e outras informações.

Jéssica Madruga - Oficina de Ilustração de Moda: Um paradigma a ser quebrado

Essa foi a primeira oficina do evento e durou das 14h às 18h, deu para sugar ao máximo da Jéssica. Num primeiro momento ela mostrou todos os materiais que estão na mesa acima, citando e explicando um por um e falando algumas características de cada material, comentou sobre como usar e aspectos do material, super legal conhecer a variedade de materiais que temos para usar na ilustração.
Ela indicou alguns livros bem legais para quem gosta da área de desenho, pois sabemos que os livros da área da moda são bem carinhos. Já fiquei bem interessada no livro Desenho de Moda Técnicas de Ilustração para Estilistas, também tem outros livros como Fashion Illustrator, queridinho de muitos alunos da moda, um livro que ela trouxe do Rio de Janeiro sobre a História da Moda no Brasil, tem um bem legal  que é o 100 anos de ilustração de moda, vale a pena dar uma olhadinha numa livraria e talvez investir num deles.
Olha só que show os projetos que ela fez para o curso de Design de Moda, ela levou essas duas coleções que ela usou o programa corel para vetorizar os desenhos e colorir. Uma dica bem boa dela para quem pretende ou já usa o corel, é de pintar o desenho no programa, pois nele podemos fazer diversas combinações de cores que no papel não é possível.
Sobre os exercícios de estamparia que praticamos na oficina:
Sobre o terceiro dia de semana acadêmica, começamos com um workshop muito legal e depois teve uma oficina relacionada a sustentabilidade, confiram aí!

Ana Luiza Timm Soares - Workshop: Criatividade para Visual Merchandising

Muito legal aprender sobre vitrinismo e o visual das lojas, eu nem imaginava todo o planejamento que tem que ter para uma loja conseguir atrair a atenção do consumidor. A vitrina principalmente, tem que estar bem harmonizada por ser o impacto instantâneo que a loja tem com o cliente. Alguns fatores de sucesso para uma vitrina ser ideal é harmonização das peças, das cores, as informações que contém do produto, a funcionalidade do produto, os benefícios que ele traz, a iluminação do ambiente, se for considerar a loja, também é bastante importa se preocupar com a música ambiente e com o cheiro da loja.
A vitrina surgiu no século 15 na Itália e estava ligada a grandes lojas de doces, que usavam o colorido na maior parte das vezes, e no século 20 que foi surgir a vitrina voltada para a moda.
Uma sigla importante que a Ana nos explicou é o AIDA que significa conseguir despertar a atenção da pessoa, o interesse de entrar na loja, o desejo de querer a peça e finalmente, a ação de efetuar a compra do produto, e é bem interessante se pensar por esse lado e seguir esse roteiro.

Uma curiosidade: o VM tem que fazer um estudo e planejamento de vitrina que alcance o público alvo da loja, pois a vitrina tem de 3 a 5 segundos para chamar a atenção do consumidor que passa na rua, para isso é bom que ela esteja em harmonia sem muitas peças porque poluição visual não atrai ninguém, e também não é legal colocar frases grandes ou textos porque as pessoas não vão parar para ler e nem vão entender nada ao olhar no rapidão.

Um dica, quase regra: não colocar na vitrina, produtos que não tem muitas peças, no caso de fast-fashion principalmente, se é numa loja que trabalha com peças exclusivas, se entende, mas em redes maiores que produzem uma peça em grande escala e vem pouca quantidade de certo produto para uma filial, não é legal colocar na vitrina, pois se a pessoa entra na loja em busca daquela peça, a chance é grande de não ter mais ou não ter o tamanho e o consumidor sai com um sentimento de frustração!

A Ana nos pediu para fazermos um brainstorm da nossa vida, e utilizamos ela para montarmos uma vitrina em 2D, eu não use meu brainstorm para me inspirar na criação da vitrina, mas usei peças e estilos que eu me identifiquei, e olha só como ficou a minha vitrina 2D!
Ih minha vitrina ficou bem longe de ser atrativa, fiz mais um painel de inspiração do que qualquer coisa, preciso aprender a trabalhar meu marketing e planejar melhor a montagem da vitrina sem deixar os produtos e as pessoas voando por aí! Mas foi bem legal a experiência, espero aprender mais sobre isso logo adiante e poder trazer para vocês a minha evolução nessa área.

Jéssica Madruga - Oficina de Moda e Sustentabilidade: O futuro da produção

A oficina de hoje foi ministrada pela mesma pessoa de ontem, a Jéssica, que também fez a primeira palestra da semana acadêmica, para quem não viu, é só clicar aqui e ficar por dentro de tudo o que rolou no primeiro dia.
Hoje tivemos uma conversa bem legal sobre moda e sustentabilidade para enxergarmos que esses termos juntos não significam material alternativo no sentido de pegar lixo e montar uma roupa que ninguém usaria, bem pelo contrário!
Hoje ela levou algumas peças da marca dela a Josefina que é totalmente voltado a ideia de sustentabilidade, ela fez as peças com retalhos de tecidos e as peças delas eu posso resumir em alegria, pois é o que me transmite ao ver.
Hoje a ideia era praticar o desapego, cada um de nós levamos uma peça de roupa do nosso guarda-roupa que não íamos usar mais, e através da técnica upcycling que nada mais é do que o processo de transforma algum material ou produto em algo diferente da sua funcionalidade, e para isso fomos além da nossa criatividade. Dar uma nova utilidade para aquele material que não é mais útil.
Nós começamos juntando todas as peças que tínhamos numa mesa, analisamos o que podíamos fazer e nos separamos em três grupos de cinco. O meu grupo pegou uma jaqueta de soft estampada e dois retalhos de jeans, e desses dois tecidos saiu um vestido com recortes, mistura de texturas, estamparia, cores, passamos o zíper do casaco para trás, tiramos as mangas, transformamos a gola num decote mais canoa e ficou bem legal, confiram aí o resultado!
Bom gente, por hoje era isso, espero que vocês tenham gostado do que eu trouxe para compartilhar aqui com vocês, prometi que ia ter fotos e estão aí, agora faltam só mais dois dias de semana acadêmica que serão só de oficinas, eu vou participar de duas das quatros e também tratei tudo aqui para vocês!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário