Semana Acadêmica do Vestuário || 1º Dia

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje vim falar sobre a Semana Acadêmica do Curso Técnico em Vestuário que começou ontem e vai até a próxima sexta-feira. Pela manhã teve a abertura oficial com um coffee break bem bacana. Vou contar um pouquinho sobre as três palestras que teve ao decorrer do dia!

Jéssica Madruga Silva - Estudo de caso de uma estudante de Design

Ela é formada pelos cursos técnicos em Comunicação Visual (IFSul Pelotas) e Vestuário (IFSul CaVG), e atualmente cursa o tecnólogo em Design de Moda pela UCPel. 
Durante a conversa que ela teve, nos contou sobre sua experiência em alguns concursos que já participou como Concurso Cultural para os uniformes das equipes esportivas do Campus Visconde da Graça em que ficou em primeiro lugar, Concurso Projeto Fashion Design Tok que foi vencedora também, foi premiada na categoria de ilustração de moda no 20º Caça Talentos UCPel, ganhou também o concurso Senac Next Generation em 2014, venceu o concurso cultural Meu Look é Moda do Moda Pelotas e ficou em segundo lugar no concurso Festimalha 2014! Uma das dicas dela é que se você gosta de concurso e pretende participar de um, primeiro analisa o público, o concurso, os últimos vencedores, o que é mais avaliado e se você participar do concurso, doe-se ao máximo para esse concurso, entre para ganhar, se não ganhar o concurso, pelo menos vai ganhar experiência e sabe que fez o possível para aquilo ali!
Ela também falou sobre a sua marca JOSEFINA, que foi criada ainda no curso de Vestuário e sobre a criação de um portfólio no nosso meio de trabalho, que é fundamental ter um e colocar tudo o que fizermos lá, se não estiver muito bom, vamos alterado por projetos melhores.
Deixo aqui algumas dicas que ela mencionou de onde criar portfólios: BehancePortfolioboxCoroflotDeviantart.
Deixo aqui também, dois vídeos que ela passou para nós, e como a Jéssica mesmo falou, temos que compartilhar esses vídeos com o máximo de pessoas possíveis por servir de inspiração e até mesmo um momento para refletir sobre o que estamos fazendo com as nossas vidas, separem alguns minutinhos do seu tempo e assistam!
Às vezes estamos com um turbilhão de pensamentos, emoções e ideias e não conseguimos expressar, e esses são dois bons vídeos para você parar um pouco e pensar na vida, refletir!


Letícia Costa Gomes - Inter relação entre Design de superfície e Design de moda


Na segunda palestra pude ter uma noção maior do mundo da estamparia, que até então eu só sabia como funcionava na teoria (não que eu tenha praticado hoje). A Letícia é dona da marca Pitanga Crafts que é de acessórios feito a mão. 
Ela nos falou das etapas do processo criativo para suas coleções de acessórios focando na estamparia têxtil, como a estampa do tecido foi parar lá e por que ela tem o encaixe perfeito, e após o tecido estar estampado, como aplicar na confecção de acessórios da área da moda.
Conhecemos um pouco sobre as coleções passadas que ela fez em seu atelier, a primeira que ela mostrou foi inspirado num conto de mitologia grega sobre Aracne e Atena, e a poucos dias eu havia lido esse conto, que a nossa professora de história da moda nos passou, achei bem legal o conto e a estamparia que a Letícia criou tendo esse tema de inspiração. 

Bem-Ti-Vi - Since Now

A Bem-Ti-Vi é uma marca criada e dirigida por cinco sócias que são alunas do curso superior em Design de Moda da UCPel. Uma das criadoras é formada em Vestuário e desde então vive no mundo da moda. A marca teve lançamento em abril deste ano e a primeira coleção esgotou em 10 dias, olha só que sucesso! 
São roupas básicas para um público jovem, t-shirts com frases estampadas, tudo basicamente nas cores branco, preto e cinza. 
O legal dessa marca, é ver que com  força de vontade podemos tudo, estas cinco jovens meninas são grandes exemplos para termos e seguirmos, certos de que com muita criatividade e amor pelos seus projetos tudo pode dar certo. Talvez não seja na primeira tentativa, mas aí já sabemos o que não fazer na próxima vez.
Como elas mesmo falaram, tapem os ouvidos e sigam o coração, elas estão indo para a terceira coleção já em menos de um ano, com 40 peças em cada coleção, sem pensar no lucro e sim em como investir esse dinheiro que retorna numa forma de aprimorar o trabalho, em conseguir um atelier, um lugar físico para que os clientes possam ter acesso ao produto e sempre vendo o que pode ser melhorado no produto, sucesso meninas!
Elas também deixaram um vídeo super legal de motivação para nós, vejam aí:


Bom gente por hoje era isso, espero que vocês tenham gostado de saber um pouquinho pelo menos do que rolou nesse primeiro dia de semana acadêmica, logo mais falarei sobre os outros dias, o que rolar de legal vai estar aqui, não se preocupem, mas quem puder, participa lá, ainda dá tempo, a inscrição é só R$5,00 e um agasalho! Ah gente, eu até tentei tirar algumas fotos das palestras, mas ficaram muito ruins, prometo tentar trazer pelo menos fotos das oficinas que vou participar!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário