Dica: como criar um painel de inspiração

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje eu vim falar para vocês sobre um assunto muito legal, I N S P I R A Ç Ã O ! Como assim inspiração? É isso mesmo, como achar inspiração, dá onde tirar, onde anotar, como relacionar com outros assuntos e organizar ideias!
Essa semana que passou, coloquei a cabecinha para funcionar e arranjar criatividade de todo lugar possível, pois tenho dois meses para fazer um projeto de moda e a partir do momento que o tema foi escolhido, o primeiro exercício foi criar um painel de inspirações! Mas o que é um painel de inspirações? Nada mais é do que um painel (não necessariamente no sentido material, pode ser uma colagem feita em algum programa) que você vai colocar todo tipo de informação que te inspira sobre algum tema específico. Pode ser composto por imagens, frases, palavras, trechos de músicas ou poemas, cores, texturas, etc...
O projeto que tenho para fazer tem como tema principal a África e a minha delimitação do tema seria a arquitetura e tapeçaria da cidade de Marrakech no Marrocos, fiz algumas pesquisas sobre o lugar, a cultura, pontos turísticos e o meu painel de inspiração ficou assim:
Para criar um painel de inspiração não existe regra, pode observar que o meu painel tem poucas fotos, mas depende do ponto de vista de quem olha, para mim tem o suficiente, não tem poluição visual, as fotos estão organizadas porque eu quis, somente por esse motivo, quis usar um fundo que lembrasse tons terrosos porque seria a paleta de cores que iria usar, e como no Marrocos eles tem uma escrita própria, o árabe, quis trazer a tipografia para o painel também. Não preciso sair escrevendo com o traçado deles para que ninguém entenda, mas posso procurar alguma fonte com as letras do nosso alfabeto e um traçado que lembra árabe, e foi o que fiz no título "Painel de Inspiração" usando uma tonalidade inspirada nos solos argilosos.
No geral peguei uma imagem com fundo de painel de cortiça na internet com alguns post-its pregados e editei no Photoshop.
Observem que nesses dois painéis abaixo podemos ver texturas que colocaram na folha, tipo colagem. No primeiro painel tem plumas, pedaços de tecidos, chave, imagens recortadas de revistas. E no segundo painel tem flor, pedaços de tecidos, fita, te fazendo ir além do que pesquisamos na internet.
O painel de inspiração também pode ser feito por cores, se você quer se inspirar num pantone mais preciso, pode pesquisar imagens nas tonalidades específicas. Olha que legal esses três painéis, um já com o nome do tema no painel que é Art Nouveau com tonalidades puxadas para o rosa. Um painel da marca Diesel em tons vermelhos, preto e um pouco de rosa. E o último painel inspirado nos vários tons de verde, bem legal!
O painel pode ser definido por estilo, década estudada, algum lugar específico, temas... Olha que legal o primeiro painel num estilo mais retrô, o segundo tem uma pegada mais hippie, e o último painel é direcionado para uma coleção de verão e com um estilo rock n roll!
Existe também a possibilidade do painel não ter imagens com uma delimitação tão perceptível, pode ser um painel mais abstrato, vejam.
Aqui são painéis gigantes, muito usado em atelier de moda onde estilistas criam suas coleções, em revistas que tem colunas sobre moda, lugares de criação como laboratórios têxteis, salas para profissionais que trabalham com pesquisa de tendências.
E por último, estes foram os primeiros painéis de inspiração que fiz, para um projeto de confecção de conclusão de curso, quando ainda fazia o técnico em Vestuário no IFSUL, tem pesquisa de referências cruzadas, referências históricas e painel de inspiração da coleção.

Bom gente, espero que tenha ajudado a vocês em como encontrar inspiração, o fundamental é pesquisar, ter um olhar apurado para tudo, qualquer objeto, imagem, paisagem pela rua pode servir de inspiração, fotografe tudo o que te chama atenção, desenhe, anote, não deixe para depois porque sempre esquecemos, e as vezes as ideias mais legais surgem do nada, então não percam informações. 

DICA: Tenham sempre um caderninho/bloquinho e caneta na bolsa para anotar tudo.


Se vocês já fizeram algum painel de inspiração comentem aí nos comentários, me contem como foi, deixem um link para mim visitar se estiver disponível em algum lugar, e me digam o que acharam dos meus painéis.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário