Tipos de xadrez

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje vou falar um pouquinho sobre uma estampa que, praticamente, todo mundo já usou, isso se não tiver um peça no guarda-roupa, o xadrez! Vocês sabiam que existem vários tipos de xadrez? Cada um com seu nome e sua história? Acho que eu não trouxe todos os tipos que existem, mas confiram aí alguns dos principais!
Alguns tipos de padronagens de xadrez que todo mundo usa ou já usou e nem sabe o nome, e aquela dúvida de quando é xadrez e quadriculado? Vamos conhecer alguns tipos de xadrez agora pelo nome!

Burberry
A padronagem foi criada pela icônica marca de luxo britânica Burberry, inicialmente utilizadas somente no forro de seus produtos e posteriormente aplicados em bolsas, camisas, sapatos, cachecóis e tênis. A padronagem é facilmente reconhecida pelas seguintes características: fundo bege trabalhado com linhas brancas, pretas e vermelhas. É um dos xadrez mais copiados no mundo!
A atriz Emma Watson já estampou uma das campanhas da marca, e a carinha mais recente divulgando a Burberry é a da Cara Delevingne!  
Quem tiver interesse em conhecer mais sobre a marca, fica aqui o site oficial deles: Burberry
Buffalo Check
Um xadrez mais conhecido e comumente visto na rua, fácil de se ter em casa em cobertores, mantas e flanelas. Feito de quadrados não tão pequenos, e o mais visto é nas cores vermelha e preta ou branco e preto. Um tecido mais pesado, a cara do inverno.
Argyle
Um xadrez em que a estampa é formada por losangos, geralmente cortado por linhas em tons contrastantes, estampa clássica usada em suéteres, coletes e meias. É de origem escocesa, e foi criado a partir da inspiração no tartan, outro tipo de xadrez que veremos logo mais. Inicialmente, era feita em peças tricotadas, mas com a fama e a procura que só aumentava, começou a ser utilizada como estamparia com a ajuda de tecnologias para criação.
Conhecido por ser um xadrez de estilo retrô e também faz o gosto dos nerds.
Príncipe de Gales
Também de origem escocesa, é um xadrez com tons sóbrios, visto muitas vezes em preto, branco, cinza, bege e marrom, passando uma imagem de seriedade é bastante usado em ternos, gravatas, lenços e casacos, comumente, usado na alfaiataria masculina inicialmente. Hoje em dia é usado tanto por homens como por mulheres e em peças mais descontraídas!
Pied de Poule e Pied de Coq
Clássico de muitas roupas no inverno, popularmente conhecido nas cores preta e branca. Traduzindo, pied de poule significa pé de galinha, formada por formas menores e mais delicada, enquanto, pied de coq é pé de galo, e sua forma é maior.
A padronagem ganhou destaque quando foi incorporada nas criações da estilista Coco Chanel. A partir daí, virou um clássico que está sempre marcando presença no mundo da moda.
Vejam algumas famosas que aderiram a estampa, a excêntrica cantora Lady Gaga, a it girl Alexa Chung e a famosa editora da Vogue japonesa Anna Dello Russo.
Vichy
É um xadrez bem parecido com o buffalo check mas com os quadradinhos menores, geralmente visto nas cores vermelho e branco e ficou muito conhecido por ser uma estampa usada em toalhas de piquenique em filmes e desenhos, agora você já sabe do xadrez que estou falando né?
Estampa retrô que lembra as décadas de 50 e 60, ótima para peças delicadas e looks românticos.
Tartan
Xadrez originário da Escócia, que quando foi criado, era usado para a identificação de algumas famílias nobres, pois o xadrez podia ser registrado por uma família e a partir daí só aquele família teria o direto de usá-lo.
O tartan caiu no gosto dos profissionais da moda e teve uma boa aceitação nas ruas, tornando-se essencial nas lojas, e é claro que hoje em dia não tem mais o ideal de identificação hierárquica e social.
Madras
Talvez seja o xadrez mais usado para a moda primavera/verão por estar bastante presente em tecidos leves e confortáveis, e bem colorido. Essa padronagem tem origem da Índia. Bom gente, espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa estampa tão popular e que cada modelo tem suas particularidades! Me contem qual o xadrez que vocês mais gostaram!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário