1º Ciclo de Palestras do Design de Moda

Oi gente!
Como prometido vim trazer para vocês o que eu aprendi nesse 1º Ciclo de Palestras do Design de Moda, vamos aproveitar o feriado e ficar por dentro do que rolou então?

1ª Palestra - Costurando estilos e relembrando Modas

A primeira palestra da semana foi com o Lauro Corrêa Barbosa, graduado em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas, onde nos apresentou o estudo feito na área de conservação de artigos do vestuário em museus. Realizou várias visitas ao museu da Baronesa, localizado na cidade de Pelotas e o museu Júlio de Castilhos, localizado na cidade de Porto Alegre.
Seu trabalho foi denominado “Costurando estilos e relembrando modas – A musealização da moda a partir da coleção de Rui Spohr”. Rui Spohr é um grande nome da moda, conhecido principalmente pelos seus vestidos de noiva, e Lauro estudou uma parte de seu acervo, composta por três vestidos de noiva que estão no seu atelier. Um vestido feito para um evento, outro que foi o vestido de noiva usado por sua filha e o terceiro vestido era uma encomenda.
Através da pesquisa feita por Lauro, podemos ver a real importância na conservação e identificação de artigos do vestuário ligados à história.
O que levar do Lauro pra vida: toda peça de vestuário tem uma história, não deixe que ela seja esquecida.

2ª Palestra - A busca pelo conhecimento: Uma trajetória de vida

A segunda palestra foi ministrada pela professora Ligia Osorio, com uma imensa trajetória de vida, trouxe um pouco da sua experiência e conhecimento na área da modelagem. Planejou e implementou o curso superior de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas, foi professora na UCPel, na Universidade de Caxias do Sul e no SENAC-FATEC de Porto Alegre. Mestre pela Universidade de Manitoba – Canadá e autora do livro “Modelagem: Organização e Técnicas de Interpretação”.
A Ligia falou um pouco do caminho que fez para se aperfeiçoar em modelagem, que é a parte da moda na qual ela mais se identifica, falou sobre as dificuldades que teve na época, sobre o intercâmbio no Canadá onde levou sua família, a quantidade de informações que ela conseguiu adquirir com seu estudo lá, e todo o conhecimento que trouxe na bagagem.
Sinto que eu poderia ficar horas e horas a ouvindo contar inúmeras histórias de sua vida, é ótimo quando um profissional te passa segurança e domínio no assunto, e com descontração o tempo voa.
Resumindo a palestra: motivação seguido de motivação.
O que levar da Ligia pra vida: apaixone-se por uma área específica da moda, aprofunde o conhecimento e sempre que possível passe adiante!
E gente, a Ligia tem um blog que logo mais se tornará um site, confiram o Blog Oficina de Modelagem.
Email para contato: ligiaosorio@terra.com.br 

3ª Palestra - Compras e Marketing, você sincronizado com o Mercado

E encerrando esse primeiro ciclo de palestras do curso, tive o prazer em conhecer a Designer de Moda Gabriele Tavares, formada pela Universidade Católica de Pelotas, atualmente faz pós- graduação em Design, Moda e Consumo na mesma instituição e atua na área de Marketing de Moda na loja Krause.
Compartilhou com a turma a experiência que é de trabalhar na área mais comercial da moda, o valor de uma vitrine atrativa, o visual e a organização dentro de uma loja de departamento, a importância em conquistar o cliente e fazer com que ele queira voltar à loja.
Ela nos contou as principais dificuldades de lidar com o público na hora de fazer as compras para a próxima estação, a importância de usar as redes sociais a favor do seu trabalho para a divulgação da loja e dos produtos, e como tudo começou com um mês de estágio que ela fez na loja e está lá por mais de 2 anos já.
O que levar da Gabriele pra vida: Quando tivermos uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, fizer o que estiver ao nosso alcance e sermos proativos.

E a seguir, algumas fotos das palestras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário